Movimentos e formações do Quadribol

Abaixo listam-se alguns dos movimentos e formações do quadribol mais utilizados pelos jogadores deste esporte, um jogo bruxo criado por J.K. Rowling para a série Harry Potter.

Os Movimentos

Artilheiros

Formações dos Artilheiros

Hawkshead Attacking Formation (Formação de Ataque Cabeça-de-Falcão)

A formação de ataque Hawkshead (cabeça de falcão) é a formação de ataque mais usada no quadribol, esporte dos bruxos da série Harry Potter. Os artilheiros formam um V e voam juntos em direção às balizas. Esta formação intimida fortemente o time adversário e força os outros jogadores a se afastarem para os lados. É muito usada pelos ingleses e irlandeses.

Movimentos dos Artilheiros

Manobra de Ploy

A Manobra de Ploy é uma manobra realizada por dois artilheiros para diminuir as defesas adversárias, colocando um ou mais artilheiro fora da jogada por alguns instantes, ela consiste na penetração do artilheiro com a goles na defesa adversária então ele sobe no intento de atrair um ou mais adversários a seguí-lo então ele larga ou atira a goles para um artilheiro voando mais baixo, que vai ter um artilheiro a menos para se preocupar por um tempo. Aparecida pela primeira vez no 4º livro durante a copa mundial de quadribol, a "vítima" foi a artilheira búlgara Ivanova.

Salto de Dyonisius

Um salto onde o artilheiro arremessa a goles para o alto ,pula da vassoura e dá uma pancada de mão fechada na goles na direção de um dos aros de gol.

Salto Mortal de Cleimondiston

O artilheiro de posse da goles pula da vassoura dando um salto mortal para frente e quando chega a altura máxima possível se dobra e faz um arremesso de força contra os aros.

Pancada de Fingbourg

Este é um dos movimentos mais perigosos e eficientes que um artilheiro pode realizar. Primeiro ele se aproxima da área e pára por pouquíssimo com a vassoura a 90º, então arremessa a bola para o alto e deixa ela atingir o ponto mais alto na sua trajetória de subida neste nanosegundo em que a bola pára no ar ele desmonta de sua vassoura e a segura como um bastão de basebol e então acerta com força a goles (agora caindo),realizando um tiro quase indefensável para o goleiro adversário.

Roubada de Spellman

A roubada de Spellman é provavelmente a roubada de goles mais eficiente do quadribol. Ela é executada assim: Primeiro um artilheiro (sem a goles e, obviamente, adversário ao que tem a goles) se aproxima voando um pouco mais baixo em relação ao dono da goles e então (quando ele já estiver próximo o bastante) ele bota as mãos na parte de trás do cabo da vassoura e as pernas na parte frontal, então, salta apoiado com uma só mão na vassoura e acerta a goles na mão do adversário, recuperando-a mais a frente.

Roubada de Sabryn

Uma ótima forma de se apoderar da bola ,onde um artilheiro sem a goles se aproxima a direita de outro que tem a posse da bola segura a goles da mão do adversário e salta para a esquerda (jogando a vassoura para o mesmo lado por baixo do adversário) passando por cima da cabeça rival e ficando com a posse da goles ao cair na vassoura a seguir

Salto de D'Orazio

Movimento de roubada de bola onde o artilheiro salta para frente saindo da vassoura ,dá dois mortais a frente e da uma pancada ,com as pernas esticados e juntas, na goles que está nas mãos do adversário, pegando-a embaixo

Parkin's Pincer (Pinça de Parkin)

Recebe esse nome em homenagem à equipe original do Vagamundos de Wigtown, ao qual é atribuída a invenção desse movimento. Dois artilheiros assediam o artilheiro adversário, um de cada lado, enquanto um terceiro voa de frente diretamente contra ele ou ela

PorskofFPloy (Ardil de Porskoff)

O artilheiro de posse da goles voa para o alto, levando os artilheiros adversários a acreditarem que ele está tentando se livrar deles para marcar, e então atira a goles para outro artilheiro do seu time que já está à sua espera para agarrá-la. É essencial uma perfeita sincronia de tempo. O nome da manobra é uma homenagem à artilheira russa Petrova Porskoff.

Reverse Pass (Passe de Revés)

Um artilheiro lança a goles por cima do ombro para um companheiro de time. É difícil acertar.

Batedores

Formações dos Batedores

Nenhuma conhecida

Movimentos dos Batedores

Bludger Backbeat (Rebate Falso)

Uma jogada em que o batedor gira o bastão e rebate o balaço para trás em vez de para a frente. É difícil executá-la com precisão, mas a manobra é excelente para confundir os adversários.

] Dopplebeater Defence (Dupla-Defesa de Batedores)

Os dois batedores rebatem o balaço ao mesmo tempo para lhe imprimir maior impulso, produzindo um contra-ataque de grande impacto.

Goleiro

Formações dos Goleiros

Nenhuma possível

Movimentos dos Goleiros

Double Eight Loop (Defesa de Oito Duplo)

Defesa de goleiro, em geral usada contra o jogador que cobra uma penalidade, na qual o goleiro contorna os três aros do gol em alta velocidade para bloquear a goles.

Starfísh and Stick (Pêndulo Estrela-do-Mar)

Defesa de goleiro em que ele segura a vassoura horizontalmente com uma das mãos, prende o pé no cabo e estica braços e pernas . A Estrela-do-Mar jamais deve ser tentada sem uma vassoura.

Apanhadores

Formações dos Apanhadores

Nenhuma possível

Movimentos dos Apanhadores

Wronski Feint (Finta de Wronski)

A finta de Wronski é o movimento mais perigoso, e consequentemente, um dos mais famosos do quadribol. O apanhador dispara em direção ao solo fingindo ter avistado o pomo lá embaixo, mas se recupera do mergulho antes de atingir o campo. O movimento visa a obrigar o apanhador adversário a imitá-lo e colidir com o chão. Seu nome é uma homenagem ao apanhador polonês Jósef Wronski.

Plumpton Pass (Passe de Plumpton)

Movimento de apanhador: uma guinada aparentemente displicente em que ele recolhe o pomo para dentro da manga. Seu nome é uma homenagem a Rodrigo Plumpton, apanhador do Tornado de Tutshill, que empregou tal movimento em sua famosa captura recorde do pomo em 1921. Embora alguns críticos digam que o movimento foi acidental, Plumpton afirmou até o dia de sua morte que agiu intencionalmente.